"- Perdoe-me, patrão. Porque há qualquer coisa que está mal. Sinto um cheiro mau no ar.
- Não há nada de mau, Sebastião. Havia apenas umas dúvidas que eu tinha. Essas dúvidas acabaram agora. Tudo morreu ali, naquela casa.
- Essa mulher, essa inglesa, patrão, vai desgraçá-lo. Eu sempre o senti. (...) Desde a primeira vez que a vi entrar lá em casa. Nunca tinha visto uma mulher tão bonita, em toda a minha vida.
- E então?
- Mulher bonita demais anuncia desgraça em terra.
- O que é isso? É um provérbio?
- É uma coisa que eu aprendi, patrão.
(...) O tiro sobressaltou-os a ambos, já quase adormecidos. Embora, no caso de Sebastião, tenha sido mais o som do tiro do que o seu próprio significado que o surpreendeu. Pôs-se de pé e olhou para a janela do escritório, onde a luz ainda estava acesa. Benzeu-se e murmurou, olhando o céu sem estrelas: «Seja feita a Vossa vontade!» Só então entrou dentro de casa, com passo lento e pesado, e dirigiu-se para o escritório, onde Doroteia já chorava, abraçada ao corpo inerte de Luís Bernardo."
Equador = linha que divide a terra em hemisfério norte e sul. Linha simbólica de demarcação, de fronteira entre dois mundos. Possível contracção da expressão «é com a dor» («é-cum-a-dor», em português antigo).
Não seria um blog sobre mim se não estivesse nele uma pequena amostra daquele que eu digo ser um dos livros da minha vida. E esta publicação também não teria o mesmo impacto se não estivesse nela uma referência a ti, minha irmã de alma, que o sentes e vives ainda mais intensamente do que eu. E da próxima vez que lá fores para te despedires daquela terra eu irei contigo para sentir e gravar o tão falado cheiro de África depois das chuvas.
[mas voltas comigo no mesmo avião!!] Fil.E.A.Silva *
<3 Catarina Loureiro!
ResponderEliminarOlha que ainda que não pareça, voltar de lá é o mais difícil!
ResponderEliminaradorei :)
ResponderEliminarescreves mesmo bem * continua
A nossa Giló :P
beijo =D
Eu? Eu não! O Miguel Sousa Tavares sff. Deste post eu só escrevi um mero páragrafo ;)
Eliminarclaro que sim, nem eu queria dizer tal coisa ;;)
ResponderEliminar